sexta-feira, 27 de março de 2009

Amado mestre!



Quando ainda fazia sentido eu ter o apelido de ‘rominho’ sempre que me perguntavam sobre o que eu queria ser quando carecesse eu logo respondia todo serelepe: ”Professor”,mas eu via uma ar de decepção que se seguia de um aviso:”Ah,mas professor ganha tão pouco”.Eu não me importava(Lógico era apenas uma criança),pois o que sempre me encantou foi o ato de ensinar;sempre tive uma admiração muito grande pelos meus professores.
Confesso que no final do ensino fundamental essa paixão estava muito fraca. O que eu assistia todos os dias eram profissionais desmotivados, sem valorização e sem o devido respeito por parte dos alunos, alias sem qualquer tipo de respeito (O que minha triste lógica sempre conclui: falta de educação vinda de casa) uma realidade em praticamente todas as instituições de ensino público no país.
Quem envolto por um cenário tão desastroso manteria viva a vontade de lecionar?
Eu mantive!Mas é claro que não consegui sozinho. No ano de 2006 no inicio do ano letivo eu vi adentrar a sala de aulas um senhor que aparentava ter seus 60 anos, com um ar sóbrio ele manteve-se de pé e com muita educação pediu silêncio; não foi atendido, mas insistiu e depois de algum tempo consegui.
-Meu nome é Ademar. Eu lecionei língua portuguesa e literatura na Marinha. Aposentei-me lá e agora quero ensinar aqui. Vocês devem estar se perguntando: ’Mas o que esse velho ta pensando da vida?”- era exatamente o que todos ali se perguntavam e inclusive eu – É que eu sou apaixonado pela minha profissão”.
Eu nunca via uma pessoa tão apaixonada e ao contrario do que pensávamos ele demonstrou sempre muita energia. Era emocionante ver a forma como ele acreditava em cada aluno.
Para nós sarais e redações tornaram-se tão necessárias quanto à hora da merenda!E ainda existia espaço para se debater política e contar piadas. Não havia ar de tédio em nenhum aluno. Incrível!Tornei-me um amigo do meu professor.
Foram dois anos de puro prazer ser ensinado por tão ilustre figura.
Infelizmente desde o fim do ensino médio eu não mantive contato com ele. Pois que saiba o professor Ademar que dentre todos ele foi o melhor, um verdadeiro mestre pungente.
Muito obrigado, professor Ademar!


Ao mestre, com carinho!

13 comentários:

  1. o reconhecimento é uma virtude que habita os corações de pessoas sensíveis ,observadoras e inteligentes
    temos no nosso dia-a-dia,pessoas que são verdadeiros mestres e temos tambem os mestres profissionais que nem sempre respeitam essa dádiva que é o ENSINAR...mas as vezes encontramos em nossa vida JOIAS,.. como vc encontrou o PROF. ADEMAR
    Que maravilha esse encontro,são ensinamentos preciosos e inesquecíveis.VC é um rapaz de muita sorte!!

    :)

    ResponderExcluir
  2. Sim,o sverdadeiros professores! Eu tenho poucos na minha coleção. Para ser um bom professor tem-se que amar a profissão. : D
    Seu Edamar, você está de parabéns! : D

    ResponderExcluir
  3. O poema não é meu, é de Carlos Drummond de Andrade. Troquei apenas o nome dele ( Carlos) peolo meu no poema.

    ResponderExcluir
  4. Ao mestre comm carinho!

    A gente sempre tem alguém pra se inspirar... tive bons professores também, que me sugeriram... nas entrelinhas... por onde deveria andar. E hoje não os decepciono... e sei que você(autor) não decepcionará também!

    Boa sorte na vida e na carreira!
    ótimo texto... com um saudosismo bem particular.

    \o/

    ResponderExcluir
  5. Sempre gostei da maioria dos meus professores, ou mestres como preferirem.

    Mas sempre temos aqueles que marcam nossas vidas, lembro-me até hoje de minha professora de português/literatura do segundo ano, ela me fez apaixonar pelo Romantismo, a ter vontade de ecenar certa peça de certo livro, Adorei mesmo todos momentos que eu como aluno passei dentro daquela sala com ela.

    Só que no fundo no fundo, todos nós lembraremos de todos nosso professores, uns como algo bom, lindo e belo, outros nem tanto e essa segunda opções sempre costuma vir na faculdade... por que será?

    Whatever!!

    Bjundá!

    ResponderExcluir
  6. Ah q lindo , uma bela homenagem ao teu professor , tbm já sonhei em ser teacher , acho legal repassar conhecimento , e eu sou super amigo da professora de geografia ehhehehe.
    Adoooro.
    s2

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ademar...Grande Ademar! Garanto que a cada aluno que ele ensinou' deixou sua marca...deixou uma marca e uma importante diferente a cada pessoa que passou pela tua vida, um exemplo de responsabilidade, respeito... um exemplo de Pessoa, um exemplo de vida! Se o brasil tivesse a metade dos professores como ele, garanto que em questão de educação o nosso pais ia ser um dos melhores e mais conheçidos do Mundo!

    ResponderExcluir
  9. Aos mestres com carinho!!!

    A admiração pela docência tbm sempre permeou a minha vida e por isso resolvi me tornar docente tbm. Deve ser muito bom pra um mestre obter o reconhecimento de seu trabalho por alunos que o respeitam pelo que ele tem a ensinar.
    Me formo no fim do ano e acredito que serei um pouco de cada professor que passou pela minha vida, uns me ensinando como ser, o que fazer, como agir, pq é necessário ser humanista, outros por sua vez me ensinaram o que não ser, o que não fazer para que nunca me iguale a eles.
    A todos esses mestres queridos e aos não tão queridos assim, meu agradecimento por todo aprendizado.

    Obrigado pela visita sempre solicita e cativante.
    :***

    ResponderExcluir
  10. Tive bons professores.
    E tive o prazer de ser professor substituto de uma cadeira na faculdade durante um semestre.
    É bom ser motivado e motivar.
    Belo post!

    ResponderExcluir
  11. É uma pena que no Brasil, esse profissional não seja tão reconhecido.
    Em países da Europa, como a Alemanha, a visão do professor é totalmente diferente.
    Quanto mais graduado você é ( Professor, Doutor, Mestre ou seja lá qual for a hierarquia docente ), mais 'baixo' você fica, quero dizer, os melhores professores lecionam para crianças, ao passo que recém formados em pedagogia e coisas do gênero, lecionam para os mais crescidos.
    É facil entender que um país desenvolvido tem como prioridade a formação de sua futura geração.

    Enfim, obrigado pela visita, e volte sempre que quiser.
    Caio

    ResponderExcluir
  12. *-*
    eu nunca quis ser professora pelo simples fato de que sou altamente impaciente xD acho que eu não suportaria!!
    há alguns professores que realmente marcam nossa vida. No meu caso, foram dois: um de História no ensino fundamental e uma de Sociologia já no CEFET. O primeiro foi responsável por grande parte do que sou hj, pelos meus ideais, minhas convicções, tudo. A segunda reforçou isso, e me ver que nem tudo está perdido ^^
    bjo
    teh +
    o/*

    ResponderExcluir
  13. Quem pensa assim, sempre vai pra frente...
    Boa sorte amigo nesta etapa...

    ResponderExcluir