segunda-feira, 23 de março de 2009

Eu sou...


Outro dia lendo uns textos no site ‘pensador’ eu encontrei uma obra cuja autoria é de Martha Medeiros. O texto é simples, não tenta passar nenhuma complexidade, é intimista.
Para Martha nós somos exatamente tudo aquilo o que fazemos do nosso cotidiano: nossas músicas, livros, artistas, manias...
No fim ela nos propõe esse nada complicado desafio. Eu aceitei.

Eu sou Deus, mas devo confessar que sou descrença também. Eu sou uma tarde inteira com meus amigos mesmo em puro silêncio. Eu sou beijo na boca por amor, eu sou sexo por puro tesão que precisa ser extravasado.Eu sou correr atrás de pipas e papagaios com meus primos,eu sou subir no pé pra pegar manga.
Eu não sou dieta (nem a tentativa). Eu sou pizza. Eu sou mais guaraná do que refrigerante de cola. Eu não sou chocolate... Eu sou pipoca bem salgada (a doce nem pensar).
Eu sou verão quando estamos no inverno, eu sou primavera quando estamos no outono.
Eu sou livros de Clarisse Lispector, mas quando parece que não vou mais suportar o mundo eu sou gibi da ‘Turma da Mônica’.
Eu sou filme de Almodóvar sábado de madrugada. Eu sou filme de Steven Spielberg nos domingo de tarde. Eu sou blog.Eu sou fotografias...
Eu não sou axé music, mas também não sou show de João Gilberto. Sou muito mais Marisa Monte, Amy winehouse, mas também sou César Menotti e Fabiano!
Eu sou Faustão, Arnaldo Jabuor, Cássia Kiss. Eu sou novela de Agnaldo Silva. Eu sou seriados americanos, eu sou poemas de Florbela Espanca. Eu sou briga por coisas mesquinhas, mas sou muito mais fazer as pazes!
Eu sou as palavras do meu avô, eu sou o colo e os carinhos de minha mãe e principalmente eu sou saudades do meu pai.


E você?

6 comentários:

  1. que texto expressivo....
    vc sabe garimpar joias na blogosfera hein
    outra coisa ...o verbo SER é muito intenso...principalmente pra mim q sou do signo de aries.....esse é o meu verbo


    bisous

    ResponderExcluir
  2. Caramba, fiquei apaixonado pelo seu texto. De verdade. Ficou lindo.

    ResponderExcluir
  3. oi :D
    aaaah, que lindo *-* sabe aquela música/poema do Oswaldo Montenegro, Metade? me lembrei dela quando li esse post :D
    se vc não a viu ainda, vou pôr aqui, e se já viu... bom, vale assim mesmo xD

    Metade

    Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.
    Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca.
    Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.

    Que a música que eu ouço ao longe seja linda, ainda que triste.
    Que a mulher que eu amo seja sempre amada, mesmo que distante.
    Porque metade de mim é partida e a outra metade é saudade.

    Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor,
    Apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento.
    Porque metade de mim é o que eu ouço, mas a outra metade é o que calo.

    Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço.
    Que essa tensão que me corroe por dentro seja um dia recompensada.
    Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.

    Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.
    Que o espelho reflita em meu rosto o doce sorriso que eu me lembro de ter dado na infância.
    Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei...

    Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito.
    E que o teu silêncio me fale cada vez mais.
    Porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço.

    Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba.
    E que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer.
    Porque metade de mim é a platéia e a outra metade, a canção.

    E que minha loucura seja perdoada.
    Porque metade de mim é amor e a outra metade... também.

    Oswaldo Montenegro

    ----

    bjo
    teh +
    o/*

    ResponderExcluir
  4. Também prefiro guaraná!E pizza... e vida. E nesses textos que vejo até onde o ser humano pode chegar...

    Até que ponto uma pessoa que você nem conhece consegue te escrever... isso é prova que o texto é universalmente interessante!

    Parabens escrevedor!
    APLAUSOS!

    ResponderExcluir
  5. Nossa amigo , mas um post brilhante nesse seu perfeito Blog!!!!!! gostei mto , vc é uma pessoa maravilhosa realmente , alguém mto especial!
    te amo.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Amei, amei, amei...

    Nós somos metade de várias coisas inteiras!

    Tenho um texto que também trata dessa nossa paradoxaliedade! rs. Entretanto é bem menos sensível.

    Continue a escrever assim.

    Parabéns!

    ResponderExcluir