terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O direito de morrer


Mas uma vez a polêmica eutanásia está nas primeiras páginas de jornal, capas de revistas e destaques nos telejornais com o caso da italiana Eluana que viveu por 17 anos em estado vegetativo. Seu pai lutou por mais de uma década pelo direito de sua filha morrer. E consegui.

A questão é muito contraditória, é complicado ter uma opinião não vacilante sobre este caso sobre tudo no que diz respeito à forma como eutanásia é aplicada: Na maioria dos casos o paciente tem uma morte lente e consideravelmente “sádica” uma vez que não recebe mais alimentos e nem água até que seu organismo não agüenta mais. Para muitos além de cruel a eutanásia é uma forma de brincar de Deus, mas manter a pessoa viva de forma pura e simplesmente artificial com ajuda de aparelhos também não é uma forma de praticar essa “brincadeira”?E se o paciente for ateu?

Sou a favor da Eutanásia bem como do pleno poder que temos sobre nossa vida. Não faz sentido manter uma pessoa em estado vegetativo (VEGETATIVO).

O que me incomoda realmente é todo esse alvoroço ‘moral’ que o assunto impõe. O que afinal a igreja tem a haver com isso? E eu você também caro leitor!Cada um sabe o peso da cruz que carrega e até quando pode suportar!

No campo da religião é ainda mais absurda qualquer tentativa de proibir a Eutanásia; Como já disse anteriormente cada pessoa tem o direito de ser ateu, por exemplo.

Mais importante do que a questão de ser certa ou errada a eutanásia, o que fica pendente é o poder que eu e você temos sobre nossas vidas. Claro que Eluana não teve a chance de decidir o que fazer, mas devemos lembrar que ela tinha uma semi existência (ESTADO VEGETATIVO).Eu não quero isso pra mim,sinceramente eu não queria isso pra mim:Viver como um vegetal.

E você?

9 comentários:

  1. Não sei se é tão contraditoria esta historia. Quando uma pessoa se mata, ela escolhe a morte não é ? e se sobrevive não eh processada .. se todos são iguais pq quem está em estado vegetativo não pode escolher, digo ter escolhido esse tipo de "opção"? Não eh injusto uns podem escolher e otros não ? E tenho otra opinião sobre isso . Quando uma pessoa se mata, ela mata, pelo menos um poco, a todos que a amam ... no caso da eutanasia, a pessoa que morre devolve um poco de vida , mesmo que com dor, aqueles que acompanharam sua dor ...
    E acho que essa eh a verdade sobre a vida ... podemos escolher morrer e dar mais vida ou levar um poco da vida dos otros com a gente ...

    Bju Roms adorei o post ...


    Billie

    ResponderExcluir
  2. eu acho que como doação de órgão todo mundo devia escolher o quer que seja feito nesse caso. Ia gerar a discussão que esse tema precisa. :)

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto é realmente muito contraditório!!!
    Nesse caso acho difícil falar de opção pela vida ou pela morte, uma vez que ela se encontra em estado vegetativo. Acho que deve ser uma questão muito discutida ainda e particularmente não concordo que a religião não deva se envolver nesse assunto. Como parte de sociedade as religiões opnam de acordo com suas doutrinas e isso faz parte de um sistema democrático.

    Adorei seu blog e obrigado pela visita!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. eu gostaria que meus aparelhos fossem desligados depois de um ano, sem sobre de dúvidas.
    Não é nem por mim, mas fico imaginando minha família sendo obrigada a ir por 10, 20, 30 anos, todos os dias no hospital para me visitar, ou melhor visitar meu corpo.
    abração

    ResponderExcluir
  5. Meu caro,
    Que tema, hahaha, olha, eu também gostaria de morrer se algo de muito grave acontecesse comigo.
    Dica de filme: Assistam Mar adentro com Javier Bardem! Aborda esse tema.

    Uma das frases do filme é mais ou menos assim:
    "Uma vida que priva a liberdade não é vida..."
    e que liberdade e dignidade há em definhar numa cama de hospital?

    Todos os que se dizem contra na verdade deveriam se por no lugar de quem enfrenta isso, iriam mudar de opinião rapidamente, como diria minha mãe "pimenta no cú dos outros é refresco..."

    =)

    adorando os textos!

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, eu sou super a favo da eutanásia. Concordo que se a pessoa deseja ou a família julga que seria o melhor a se fazer é válido. Somos alheios a eles e não devemos nos meter nessa questão. Talvez a família esteja se deteriorando por causa desse problema, tanto emocional como financeiramente. Não faz sentido deixar a pessoa vivendo lá, ás vezes sem vontade de continaur vivendo. Sou a favor do direito a essa escolha.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita.
    Seu blog é muito interessante,
    voltarei,
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Falando friamente eu digo que não gostaria de tal 'vida'.
    Mas acredito que cada situação seja diferente e não sei como me portaria se tivesse que escolher isso pra outra pessoa.

    ResponderExcluir
  9. é complicado mesmo...
    eu acho que é válido, e que ninguém merece viver como um vegetal durante anos e anos...
    a igreja às vezes (às vezes?) simplesmente esquece que existe o livre-arbítrio...
    teh +
    o/*
    .moony.

    ResponderExcluir